4 passos para desenvolver o autocuidado

Saiba agora como ter o autocuidado.

A agitação do dia a dia nos cansa. Somos tão apegados aos nossos compromissos e acostumados a encher nossa rotina com mil atividades que muitas vezes não temos tempo para cuidar de nós mesmos. Para manter um estilo de vida que não deixa espaço para pausa e contemplação, não pensamos duas vezes quando temos que deixar o autocuidado de lado. Por exemplo, quando temos uma semana agitada, deixamos de ir à academia, passamos mais horas no escritório, reduzimos nossa vida social e até paramos de comer. E se não tivermos cuidado, o que deveria ser esporádico se torna a norma.

Então deixamos de cuidar de nós mesmos para atender às demandas dos outros. No entanto, desistir do autocuidado pode ser a pior decisão, pois é vital para o nosso bem-estar físico e emocional. Isso nos ajuda a:

ter um relacionamento mais saudável e equilibrado com as pessoas ao nosso redor.
reconhecer nosso valor. Quando praticamos o autocuidado, nossa autoestima e autoconfiança aumentam.
Equilibrando a vida privada e profissional. Ser um workaholic não é uma virtude. Muitas vezes as pessoas que priorizam apenas o trabalho desenvolvem doenças cardíacas. Além disso, eles estão mais estressados, ansiosos, propensos ao esgotamento e seus relacionamentos pessoais são mais precários.


Lidando com o estresse: hábitos de autocuidado, como alimentação saudável, manter contato com os entes queridos, exercícios ou meditação diminuem o efeitos do estresse, melhorando nosso humor e nos ajuda a recarregar.
Apenas deixe de existir para viver. Você só vive uma vez e é importante tornar nossa existência mais significativa. Quando cuidamos de nós mesmos, temos a chance de usar nossas forças para construir vidas extraordinárias.

1- Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável reduz o risco de doenças, melhora o humor, a imunidade e o humor. Não se trata apenas de estética ou perda de peso, trata-se de se sentir bem por dentro e por fora.

Também é importante beber bastante água. Aproximadamente 70% do nosso corpo é composto de água, e se não mantivermos níveis adequados de hidratação, não produziremos as reações químicas necessárias à vida.

2- Se afaste de coisas tóxicas

Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa tóxica, ou seja, alguém que culpa, critica, acusa ou intimida. Lidar com esse tipo de pessoa não é fácil, mas se não respondermos, isso pode afetar nossa saúde física e emocional. Embora não possamos escolher com quem nos relacionamos em algumas situações, devemos lembrar que pessoas tóxicas só prejudicam quem não consegue estabelecer limites.

3- Pratique um exercício físico

A atividade física regular pode ser uma boa aliada para combater a depressão, a ansiedade, a tristeza e o estresse. E a falta de tempo não deve ser desculpa para um estilo de vida sedentário. Com apenas 30 minutos por dia já é possível notar mudanças em seu corpo e mente. Se você ainda não está convencido, saiba que o esporte:

Aumenta a memória e a velocidade de pensamento
Ajuda a dormir melhor
Melhora a auto-estima
É um energizante natural

4- Dormir bem ajuda no autocuidado

Um tempo de sono suficiente e repousante faz a diferença. O ideal depende de cada sistema, porém é recomendado em torno de 8 horas de sono por dia. Para acalmar a mente, é importante seguir todos os conselhos já conhecidos: por exemplo, evite aparelhos eletrônicos antes de dormir ou alimentos pesados. Noites sem dormir reduzem a capacidade de concentração durante o dia e levam a mudanças de humor.

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About the Author: Carol Sena

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