5 passos para ter mais paciência

Saiba como exercer a paciência.

Você já se sentiu frustrado e desesperado em sua vida, por exemplo, quando marcou uma operação porque estava com tanto medo que não podia esperar mais?

Você já se sentiu tenso enquanto estava na fila do supermercado, mas sussurrou com raiva e culpou o balconista por ser muito lento para servir?

Ou talvez você tenha brigado e discutido muito com outras pessoas porque acha que elas costumam ser extremamente irritantes?

Se você concordou com pelo menos uma das perguntas, você precisa aprender a ser mais paciente.

Bem, isso não era nada de novo, era?

Afinal, você só quer aprender a desenvolver sua paciência.

Conheça os tipos de paciência

Paciência Interpessoal: É sobre ser capaz de enfrentar pessoas irritantes.

Paciência com as inconveniências do dia-a-dia: Trata-se de enfrentar os aborrecimentos do dia a dia como engarrafamentos, filas, celular quebrado, etc.

Paciência com as dificuldades da vida: significa antecipar grandes dificuldades da vida sem desespero ou frustração, como tratar uma doença grave . Esse tipo de paciência está intimamente relacionado à esperança.

Paciência: O que é?

A paciência é essencialmente a capacidade de manter a calma, mantendo o controle emocional equilibrado ao longo do tempo.

A paciência é a capacidade de tolerar fracassos ou fatos indesejáveis, além de suportar dificuldades e aborrecimentos de todo tipo.

Paciência também significa a capacidade de manter a calma e acreditar que você consegue o que deseja.

A paciência ouve atentamente, sem pressa e com calma a outra pessoa, tentando entender sua visão de mundo.

Finalmente, a paciência também é a capacidade de se livrar do medo.

Como aumentar a paciência

1- Tenha seu tempo

Você pode estar sem tolerância hoje e tentando ser paciente com as pessoas porque não deu a si mesmo o tempo necessário.

Isso é normal, é assim que trabalhamos.

Se estamos sob pressão e estresse todos os dias há muito tempo, é até normal que você sofra tanto por falta de paciência.

O ideal é que você dê um tempo na situação que exige sua paciência.

Pode ser um tempo mais curto ou mais longo, desde que você consiga aproveitar esse tempo para analisar como resolver a situação sem problemas, com calma, atenção e paciência.

2- Saiba seus gatilhos

Quando você ficar impaciente e com raiva, lute. A amígdala cerebral é responsável por essa reação. E enquanto a amígdala protegeu nossos ancestrais de grandes ameaças nos séculos passados, as ameaças são muito menos relevantes hoje.

Mas a amígdala não sabe disso.

Quando você encontra um leão na natureza ou uma pessoa irritante no trabalho, a amígdala não faz diferença. Em ambas as situações, ela vai querer protegê-lo.

É por isso que você costuma reagir exageradamente a situações irritantes, como se esses encontros fossem muito piores do que realmente são.

Então você precisa entender seus gatilhos – as coisas que fazem sua amígdala clicar, o que cria a resposta emocional negativa.

Quais são seus gatilhos? Um motorista imprudente? seu filho chuta? Sua esposa ou marido reclamam? Um pensamento constante em sua cabeça?

Cada gatilho aciona automaticamente o botão de impaciência, fazendo com que você fique irritado, com raiva e fora de tolerância.

Portanto, tenha muito cuidado com seus gatilhos.

Dessa forma, você pode não apenas identificar o que está causando essas crises que estão alterando seu estado emocional, mas também evitar que os gatilhos roubem o controle de suas emoções.

Busque sempre o autoconhecimento para poder analisar cada um de seus gatilhos para poder fazer uma pausa quando perceber que um deles foi ativado.

No momento em que você perceber que é você Quando enfrentar um gatilho, pare e faça o seguinte exercício para aliviar toda a maré de emoções negativas.

3- Respiração

Pode parecer clichê, mas exercícios de respiração e relaxamento ajudam bastante a reduzir os sinais clássicos de impaciência.

A inspiração e a expiração lentas fazem com que você libere o estresse, a tensão e a raiva, porque você está deixando seu cérebro saber que está tudo bem e isso o traz de volta à consciência e a um estado de maior paciência.

Manter a consciência é um importante passo para se ter mais paciência. Você deve sempre lembrar que deve ser tolerante, ter autocontrole, saber lidar com as pessoas ao seu redor e as circunstâncias da vida.

E ao inspirar e expirar lentamente, você se torna muito mais consciente e interrompe os sinais inconscientes de impaciência.

Uma vez que você começar a se sentir impaciente, apenas inspire e expire profundamente até sentir que está mais calmo. Na verdade, até sentir que pode lidar com a situação que o está deixando louco, continue.

Faça isso quantas vezes achar necessário.

4- Vizualizar

Vamos supor que você se irrita quando é a sua vez de lavar a louça. Pense se fará algum sentido ficar bravo.

O que você vai dizer na hora? Como você vai agir?

Talvez pensando antes você veja que realmente o que está causando a sua impaciência na verdade existe o seu motivo de ser.

Como exemplo, se você poderá perceber que você deve contribuir lavando a louça e isso não deverá mais ser um motivo para a raiva.

5- Reflita

Isso é realmente um grande problema? Vou cuidar disso em uma semana, um mês, um ano?

Você provavelmente descobrirá que o motivo de sua impaciência não é tão importante.

Se for algo importante, como um pedido do seu chefe, você acha que tem que fazer agora, mas a recompensa vem de outras formas.

Lembro-me de certa vez ter um chefe que dizia que, independentemente do papel que desempenhássemos na empresa, todos deveríamos estar dispostos a nos engajar em uma atividade que não era nossa atividade principal.

Ele era um diretor-chave de uma empresa multinacional e todos nós da equipe éramos pessoas altamente qualificadas.

Ele disse que se algum de nós (incluindo ele) precisasse varrer o chão em algum momento, embora não tenhamos sido contratados para a área de limpeza, tínhamos que fazê-lo voluntariamente porque isso era importante para a equipe no momento e não seria um trabalho permanente .

Claro que ele usou um exemplo extremo que nunca aconteceu, mas o ponto é que é mais importante pensar em como essa atividade momentânea contribui do que ficar impaciente para fazer algo que você não gosta na situação como um todo.

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About the Author: Carol Sena

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