
Toda família tem sua receita favorita de molho de tomate caseiro. Agora imagine um molho encorpado, com um sabor de tomate intensamente vermelho, doce e acentuado, com aroma fresco de frutas ou especiarias como manjericão, que são bem aproveitadas. Porque foi em busca do molho perfeito e ensinará a prepará-lo, começando pela escolha do tomate. A receita vem da família Morici de Taormina.
Muitos cozinheiros preferem tomates italianos. Outros não dispensam a Débora (ou usam Pelatti enlatado). O mais importante é que esteja maduro, saudável, muito vermelho e firme – não pode estragar. Para ter certeza, corte ao meio e veja como está por dentro: o ideal para fazer molhos é polpa e pouca água. Ao provar, não deve ser muito ácido. Com bons tomates, o molho perfeito está na metade do caminho. Verifique os próximos passos.
Modo de Preparo do molho de tomate
- Escolha tomates maduros, bem vermelhos e firmes. Lave um a um em água corrente. Em seguida, remova a tampa.
- Tomates, como pétalas de rosa, precisam ser cortados em quatro partes. Remova quaisquer peças escuras ou danificadas. Se estiver verde por dentro, não é bom para o molho.
- Coloque os tomates em uma panela e aqueça por cerca de 15 minutos apenas para amolecê-los. Tampe a panela e mexa de vez em quando. Reservas.
- Em outra panela, adicione o azeite extra virgem. O azeite de oliva ajuda o molho a durar mais tempo depois de pronto.
- Descasque dentes de alho e corte verticalmente sem cortá-los ao meio. Eles tiram a acidez do molho. Coloque-os na assadeira e deixe dourar.
- Lave e seque bem as folhas de manjericão fresco com uma toalha de papel. Adicione à mesma panela com o azeite e o alho. Mexa e desligue o fogo.
- Usando uma máquina de espremedor de tomate ou peneira, remova todo o extrato de tomate. Sementes e cascas não são usadas. Não use o liquidificador.
- Paciência é a chave para um bom molho. Adicione toda a polpa à panela, ajuste o sal e cozinhe, destampando a panela, por duas horas.
Veja mais: