Aprenda a fazer pasta de amendoim caseira, econômica e deliciosa

A pasta de amendoim é muito gostosa e prática. É um acompanhamento ideal para vários petiscos, fruta e pão, mas também serve como ingrediente numa grande variedade de receitas como bolos, bolachas, batidos e hambúrgueres. É fácil e econômico de preparar em casa.

Adoro manteiga de amendoim caseira. É um item fundamental que nunca falta aqui. E sabe o que é melhor? Preparar em casa é mais fácil ainda.

A pasta de amendoim ou pasta de amendoim nada mais é do que um creme suave feito de 100 amendoins. Por esse motivo, também é chamada de pasta de amendoim integral, pois não contém aditivos químicos ou conservantes.

Claro que existem muitas variações no mercado, por isso é importante estar sempre atento aos ingredientes dos produtos que compramos, mas a pasta original em si contém apenas amendoim. Sem óleos ou açúcar. Se você gosta da pasta mais doce ou chocolatuda, continue lendo e explicarei como fazê-la.

MAS POR QUE FAZER PASTA DE AMENDOIM EM CASA?


Considere mais. Amendoim geralmente é um ingrediente barato e fácil de se encontrar em todos os lugares.
A melhor pasta de amendoim é caseira. Existem muitas marcas no mercado hoje que vendem manteiga de amendoim.

Acontece que as maiores e mais acessíveis usam um processo super rápido para fazer a pasta, e por isso a textura dela fica um pouco comprometida. As pastas artesanais, usando o mesmo processo que ensino aqui, custam caro.
Você tem controle total sobre os ingredientes. Ou, neste caso, o único ingrediente. Como mencionei, as pastas industrializadas costumam ter outras coisas adicionadas além do amendoim. Se você fizer isso em casa, não precisa mais se preocupar. E se você quiser personalizar, é muito fácil. Além disso, você aproveita os benefícios da pasta de amendoim, que é fonte de proteínas e gorduras boas.

COMO FAZER PASTA DE AMENDOIM EM CASA:

Fazer pasta de amendoim em casa é muito fácil. Tudo o que precisamos é de um processador de alimentos e do próprio amendoim.

Que amendoim usar? Pode ser qualquer um, mas recomendo fortemente que você compre amendoim cru (sem pele) já descascado. Isso torna o processo muito mais fácil, pois você pula toda a etapa de descascar os amendoins (o que pode ser bastante tedioso e confuso).

Para fazer a pasta, basicamente torramos levemente os amendoins e depois os misturamos em um processador de alimentos até atingir a consistência desejada. O tempo depende do processador que você tem em casa. Alguns, como o modelo que tenho, demoram cerca de 5 minutos.

Outros podem exigir 15 minutos de batida e mais tempo de descanso se o processador ficar muito quente. No entanto, é crucial que a consistência desejada possa ser alcançada mesmo com modelos muito simples. Apenas um pouco paciente.

Ingredientes

meio quilo de amendoim cru, sem pele e sem sal
uma pitada de sal (opcional)

Modo de preparo

  • Espalhe os amendoins em uma assadeira e asse em fogo médio-alto até ficarem levemente torrados. O tempo pode variar de forno para forno, então tome cuidado para não arriscar queimar os amendoins. O tempo médio é em torno de 10 minutos.
  • Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos e adicione os amendoins ao processador de alimentos ainda quente. Misture até obter uma mistura lisa. Dependendo do desempenho do processador, isso pode demorar um pouco. Nesse caso, desligue o processador, raspe as laterais com uma espátula e espere um pouco até que o óleo de amendoim seja liberado. Bata novamente e repita o processo até obter a textura desejada.
  • Manter em recipiente fechado. Pode durar até um mês em temperatura ambiente e até 3 meses na geladeira.

Recommended For You

About the Author: wpadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.