Como criar estabilidade financeira em 5 passos

Saiba como criar sua estabilidade financeira.

Em geral, as pessoas têm grandes sonhos quando se trata de dinheiro. Desde o primeiro emprego, você pode realizar o sonho de ter o carro próprio, a casa própria, uma viagem ao exterior e muito mais. Mas entre tudo isso, até hoje, um dos maiores e mais comuns desejos pessoais é alcançar a estabilidade financeira.

A tão esperada estabilidade financeira pode trazer tranquilidade e consequentemente possibilitar que você alcance outros objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo. Dívidas e dificuldades financeiras causam estresse constante, insatisfação e preocupação. Não admira que a estabilidade financeira seja tão cobiçada.

Mas por mais raro que seja, não é impossível ser financeiramente estável. E nós podemos te ajudar com isso. Confira o que significa estabilidade financeira e veja algumas dicas do que você pode fazer para conseguir alcançá-la.

O que é estabilidade financeira?


Muitas pessoas dizem que sonham em ficar ricas. Para muitas pessoas, no entanto, o sonho não precisa ser tão grande: eles querem alcançar a estabilidade financeira. Mas o que é estabilidade financeira? Basicamente significa ter um equilíbrio entre receitas e despesas que dá tranquilidade na hora de administrar o dinheiro e ganhar a vida sem se endividar todos os meses e não precisa de grandes preocupações ou intervenções. No entanto, alcançar a estabilidade financeira requer bons hábitos financeiros. Não é algo que aparece da noite para o dia, nem vem com sorte.

Bons hábitos exigem controle de dívidas, manutenção de um fundo de emergência, economia constante, verificação de cartões de crédito e outros hábitos que ajudarão a aumentar sua segurança. Ao usufruir pacificamente de sua renda, você pode viver com o padrão e a qualidade de vida que deseja.

Por que a estabilidade financeira é tão desejável?


A estabilidade financeira é boa em todos os lugares, mas principalmente no Brasil, um país com muitos devedores.

Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em janeiro de 2019, 60 famílias brasileiras tinham algum tipo de dívida. Desde então, esse percentual tem aumentado a cada mês; um número preocupante, pois afeta a situação financeira da maioria das famílias brasileiras.

Um grande problema com a dívida é que de alguma forma ela se multiplica ao longo do tempo. Ou seja, quanto mais tempo uma pessoa ou família estiver endividada, mais difícil será sair da instabilidade financeira. E a dificuldade em controlar as finanças pode causar muitas dores de cabeça e afetar sua qualidade de vida.

Além disso, quem não sonha com uma aposentadoria tranquila para finalmente largar o trabalho e aproveitar a vida? Ou a viagem que você sonha há anos? Na busca por esse e muitos outros objetivos, as pessoas lutam pela estabilidade financeira, afinal, é uma ótima forma de garantir o cumprimento das metas financeiras e melhorar significativamente a qualidade de vida.

Ainda parece um sonho distante? Confira nossas 5 dicas que podem te ajudar na sua busca pela estabilidade financeira e comece já a planejar.

Veja como alcançar a estabilidade financeira em 5 passos!

  1. Comece com um orçamento pessoal
    Todo grande plano começa com um bom planejamento. Independentemente de qual objetivo você deseja alcançar, o melhor lugar para começar com as finanças é com um orçamento pessoal.

Mantenha um papel de todas as suas receitas e despesas para ter uma visão mais clara de como estão suas finanças. O orçamento pessoal ajuda você a definir metas e prioridades, evita que você perca as datas de pagamento de contas, facilita potenciais economias e investimentos e ajuda a controlar seu dinheiro. Por exemplo, você pode criar uma tabela de despesas ou usar um aplicativo para rastrear despesas. Eles vão te ajudar muito no seu planejamento financeiro pessoal.

  1. Controlando o Gasto Impulsivo O gasto impulsivo é o grande vilão de uma vida financeira saudável. No entanto, eles são mais comuns do que você imagina. Há muitas maneiras de gastar dinheiro hoje sem perceber a escala e a totalidade de nossas ações. Uma dessas opções, que é uma das mais comuns, é o cartão de crédito. Ele pode ser um bom aliado para quem tem boa consciência financeira, mas para outros é um inimigo. Seu uso indevido dificulta muito a busca de estabilidade.

Se você não consegue controlar sua vontade de gastar, você não tem um cartão de crédito. A ideia de poder fazer compras sem dinheiro parece tentadora demais e muitos acabam não calculando quanto podem gastar. Então, quando chega o final do mês, a situação piora. Além das contas fixas e outras despesas, há também o extrato do cartão de crédito.

Deixar de fazer um orçamento de quanto gastar no cartão de crédito, além de não contabilizar outras despesas, também gera dívidas que só vão aumentar com o tempo.

Portanto, tome muito cuidado com o cartão de crédito ou outros meios que tragam a possibilidade de se endividar. Se possível, tente pagar tudo em dinheiro e tente liquidar as contas antes do vencimento (o que evita possíveis juros). De qualquer forma, planeje o máximo possível para ficar livre de dívidas.

  1. Estabeleça Metas e Prioridades
    Como dissemos antes, a estabilidade financeira não acontece por acaso. Para conseguir essa tranquilidade em relação às suas finanças, você precisa de muito estudo e muita disciplina, pois infelizmente gastar dinheiro é muito mais fácil do que economizar.

Para construir um ativo que lhe dê tranquilidade, você deve cortar despesas desnecessárias e aprender a controlar todo o dinheiro que entra e sai da sua conta. Antes disso, é preciso entender as prioridades e traçar metas que vão te ajudar a entender o que pode e o que não pode ser salvo.

Uma dica importante é reavaliar regularmente o seu orçamento, eventualmente o seu. A realidade – e o cenário econômico – podem mudar de tempos em tempos. Você está sempre atualizado e entende quais são suas prioridades – claro, sem perder de vista seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Planeje o suficiente para não precisar depender apenas da aposentadoria para viver na velhice. O ideal é guardar dinheiro para a vida toda e montar um fundo de emergência. Portanto, faça desses dois objetivos uma de suas prioridades.

Economizar dinheiro exige muita disciplina, mas traz ótimos resultados. Por exemplo, economizando dinheiro, você pode criar e investir em um fundo de emergência. Um fundo de emergência é muito importante para uma boa estabilidade financeira. Com ele, é possível evitar grandes problemas em emergências, evitar dívidas e dores de cabeça.

Bem falar sobre investimentos mais tarde.

  1. Estude o tema e mantenha-se atualizado
    Você já parou para pensar em educação financeira no Brasil? As escolas raramente ensinam como controlar as finanças no currículo padrão. Talvez a maioria das pessoas não saiba controlar adequadamente seu dinheiro e acabe se endividando e se afastando da estabilidade financeira.

Uma maneira de ficar pronto para cuidar de suas finanças é estudar o assunto. Parece fácil certo? Mas muitas pessoas nunca pensaram em ler um livro de economia ou realmente tentar entender o atual cenário econômico do país.

Portanto, se você deseja estabilidade financeira, saiba que isso não é coincidência ou a sorte se torna. Você precisa entender suas finanças, aprender técnicas e claro ver como investir para que seu patrimônio continue rendendo mais retornos.

Mas apenas estudar não é suficiente. O mercado está cada vez mais competitivo, por isso é necessário estar sempre atualizado. Um bom emprego e, consequentemente, melhores salários contribuem muito para alcançar a estabilidade financeira que você sonha. Dessa forma, tente se educar e aprender novas técnicas, habilidades e soluções inovadoras em seu campo de trabalho para garantir que você esteja sempre um passo à frente de possíveis problemas e possíveis concorrentes. Isso permite que você dê passos cada vez mais constantes e consistentes em direção à estabilidade financeira.

5. Invista seu dinheiro

Por último, mas não menos importante: é hora de começar a investir. Não tem segredo, uma das formas mais famosas de fazer seu dinheiro funcionar é apostando em investimentos.

Alguns têm um perfil de investidor mais ousado e, portanto, estão dispostos a correr mais riscos, mas também existem vários investimentos para os mais cautelosos ou para aqueles que ainda não estão totalmente à vontade com o mercado financeiro.

Além de economizar, existem outras formas de investimento que podem economizar seu dinheiro e ganhar muito mais com o tempo, o que vai te ajudar na sua jornada para a estabilidade financeira.

Você não precisa ser um investidor experiente ou ter grandes quantias de dinheiro para começar a investir. Hoje existem diversos tipos de investimentos que podem se adequar ao seu perfil de investidor.

Recommended For You

About the Author: wpadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.