Como evitar a procrastinação

Saiba como acabar com a procrastinação de uma vez por todas!

Atividades diárias como trabalho, faculdade e tarefas domésticas podem se tornar um caminho direto para o acúmulo de responsabilidades quando a procrastinação prevalece. No entanto, o que muitas vezes é visto como preguiça ou falta de compromisso pode ser um problema emocional, levando à desorganização e, consequentemente, ao surgimento de sentimentos de ansiedade e insatisfação.

Quando as pessoas percebem que estão procrastinando demais, costumam buscar produtividade e técnicas organizacionais, mas nem sempre são suficientes para resolver o problema. Caroline Marcon, consultora organizacional e coach executiva, diz que essas práticas têm impacto limitado porque a procrastinação tem mais a ver com gerenciar emoções do que com tempo.

Delegando tarefas exaustivas


Marcar consultas médicas, buscar documentos e realizar outras tarefas burocráticas são tarefas tediosas e cansativas para a maioria das pessoas. É por isso que Caroline Marcon ressalta que, se possível, essas tarefas devem ser delegadas a outras pessoas que possam realizá-las, por exemplo. B. Familiares e funcionários. Dessa forma, a energia não é totalmente desperdiçada nessas tarefas diárias, deixando mais tempo e esforço para problemas mais complexos.

Praticando o autoconhecimeto


Para Renata Tavolaro, é preciso se questionar para entender quais são os obstáculos que impedem a realização das tarefas. É importante que a pessoa pense nos motivos da procrastinação e enfrente os sentimentos de frente.

Caroline também enfatiza a necessidade de identificar os problemas que levam à procrastinação para limpar a mente e atingir metas. Preste atenção às suas emoções e, quando sentir vontade de procrastinar, pergunte-se qual é a coisa mais simples que você precisa fazer para alcançar o objetivo desejado a partir de agora, ensina ele. Segundo a consultora, este exercício substitui pensamentos incômodos por ações práticas e simples.

Estabelecendo metas para evitar a procrastinação


Outro aspecto que motiva a procrastinação é estabelecer metas irreais ou excessivamente complexas. Isso ocorre porque essas tarefas geralmente são relegadas a segundo plano em favor das mais fáceis.

Para atingir essas metas maiores, Caroline recomenda dividir essas metas em etapas menores e prazos possíveis. É assim que os pequenos passos para o projeto se tornam sucessos e fortalecem a autoestima. A sensação de ter alcançado um objetivo pode estimular a pessoa a continuar enfrentando a procrastinação, ressalta Renata Tavolaro.

Recommended For You

About the Author: Carol Sena

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.