Como montar um Prato Saudável

Nesse artigo encontrará como montar um prato saudável e balanceado.

Uma alimentação equilibrada no dia a dia é importante por várias coisas.Afinal, com uma alimentação adequada, você promove a saúde de todo o corpo, melhora o humor, fortalece a imunidade e, ao mesmo tempo, contribui para a manutenção do peso. Mas a primeira pergunta para quem está tentando adquirir esse hábito é provavelmente: Como você monta uma refeição saudável?

À medida que começamos a nos aventurar na alimentação saudável, um dos maiores desafios é aprender a porcionar os alimentos e diversificar a distribuição de nutrientes em cada refeição. Por isso, neste guia apresentamos os princípios básicos para preparar pratos equilibrados para almoço e jantar.

A primeira coisa que precisamos entender é que uma alimentação equilibrada é aquela que contém tudo o que nosso corpo precisa contém. para funcionar corretamente: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.

A refeição ideal para uma alimentação saudável deve ser 25% de proteína (dividida em proteínas animais e vegetais, como feijão e outras leguminosas), 50% de vegetais crus ou cozidos e 25% de carboidratos, preferencialmente grãos integrais (arroz, massas e tubérculos, para exemplo).

Segundo o especialista, também é importante priorizar os alimentos de verdade e evitar ao máximo os produtos ultraprocessados ​​— alimentos feitos com aditivos químicos para garantir sabor e conservação.

Por isso, procure produtos naturais, como frutas, verduras e legumes e proteínas (animais ou não) de alto valor biológico. Outra observação também é reduzir as preparações com excesso de gordura, como frituras e molhos muito gordurosos. Cozidos, fritos e grelhados são as melhores opções, conclui.

Proteínas: ovo, frango, peixe, cogumelos, leguminosas (como feijão e ervilha) e queijo com baixo teor de gordura;* Carboidratos: Arroz Integral, Batata Doce, Mandioca, Inhame;
Verduras: Folhas Verdes, Tomate, Pepino, Abobrinha, Berinjela.

Mas quais são os melhores macronutrientes para um prato saudável?

Confira algumas opções para colocar no prato:

Proteínas: Ovo, frango, peixe, cogumelos, leguminosas ( como feijão, grão-de-bico ) e queijos
Carboidratos: Arroz, abóbora, batata doce, mandioca, inhame;
Verduras: folhas verdes, tomate, pepino , abobrinha, berinjela.

Tenha um prato saudável, colorido, balanceado e procure fazer boas escolhas sempre que possível!

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About the Author: Carol Sena

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