
Os alimentos anti-inflamatórios são ricos em vitaminas, ácidos graxos ômega-3, polifenóis, carotenóides ou flavonóides, que funcionam reduzindo a produção de substâncias pró-inflamatórias, como prostaglandinas e citocinas, que estão associadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes , mantenha contato. síndrome metabólica e até câncer, por exemplo.
Esses alimentos, como frutas vermelhas e cítricas, vegetais verde-escuros ou açafrão, além de reduzir a inflamação, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e tornam o corpo mais resistente a resfriados e gripes.
Uma boa maneira de colher esses benefícios e combater doenças inflamatórias é comer esses alimentos diariamente, comer peixe 3-5 vezes por semana, adicionar sementes a saladas e iogurtes e comer frutas após as refeições ou lanches. O ideal é ter uma alimentação balanceada e consultar um médico ou nutricionista para prevenir ou tratar doenças inflamatórias.
Os principais alimentos anti-inflamatórios incluem:
Frutas Vermelhas
Frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa, amora, semente de romã, goiaba e melancia são ricas em antocianinas, que dão cor à fruta e têm efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam a reduzir a produção de substâncias inflamatórias no organismo, bem como o Fortalecimento do sistema imunológico e a redução do risco de, por exemplo, doenças cardiovasculares.
Frutas cítricas
As frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, tangerina e limão são excelentes anti-inflamatórios pois, além de flavonóides, também são ricas em vitaminas B e C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre. desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como pressão alta, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Além disso, os efeitos anti-inflamatórios dessas frutas estimulam o sistema imunológico, melhoram a função cerebral e reduzem o risco de doenças neurodegenerativas inflamatórias, como esclerose múltipla, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, Alzheimer e Parkinson.
Azeite Virgem Extra
O azeite virgem extra é uma das gorduras mais saudáveis para o organismo com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares ou tumores cerebrais, principalmente devido à presença de polifenóis no organismo. sua composição, como o oleocanthal, que atua como antioxidante, protegendo e reduzindo os danos que provocam a inflamação nas células.
Por isso, o azeite extra-virgem é amplamente utilizado na dieta mediterrânea, pois é nutritivo e cardiovascular -A doença previne doenças, diabetes e doenças neurodegenerativas.
Peixes ricos em ômega-3
Peixes ricos em ômega-3 como salmão, atum, sardinha, arenque e cavala têm poderosos efeitos anti-inflamatórios e podem ser muito úteis no tratamento de doenças inflamatórias intestinais ou artrite reumatóide, por exemplo. .
O ômega-3 é um tipo de gordura boa presente nestes peixes que é convertida pelo organismo em substâncias anti-inflamatórias como protectinas e resolvinas e reduz a produção de substâncias pró-inflamatórias como eicosanóides e citocinas, auxiliando na prevenção de danos celulares. . que pode levar ao desenvolvimento de diabetes, síndrome metabólica, doença cardiovascular ou renal ou câncer.
Além do peixe, as sementes de linhaça, chia e gergelim são outras boas fontes de ômega-3.
Vegetais verde-escuros
Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, rúcula, espinafre e couve de Bruxelas são ricos em vitaminas A e C e sulforafanos, que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem reduzir a inflamação e o estresse oxidativo nas células, levando a o risco de doença cardiovascular ou aumentar o câncer.
Abacate
O abacate possui vários nutrientes anti-inflamatórios como carotenóides, tocoferóis, ômega-3, vitaminas A, C e E que reduzem a produção de substâncias inflamatórias no organismo que estão ligadas ao desenvolvimento de câncer, diabetes ou do sistema cardiovascular -Doenças.
Além disso, o abacate é rico em beta-sitosterol, um poderoso anti-inflamatório que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, controlar os níveis de açúcar no sangue e estimular o sistema imunológico.
Chá Verde
O chá verde, cientificamente chamado de Camellia sinensis, possui polifenóis em sua composição, principalmente a epigalocatequina, que possui um poderoso efeito anti-inflamatório que atua inibindo a inflamação, reduzindo a produção de citocinas inflamatórias e os danos celulares associados ao desenvolvimento reduzido. de doenças inflamatórias como obesidade, aterosclerose, colite ou Alzheimer.
Pimentas e páprica
Pimentas e páprica são ricas em vitamina C, quercetina, capsaicina, ácido sinápico e ácido ferúlico, com efeitos antioxidantes e poderosos efeitos anti-inflamatórios que reduzem a inflamação nas células que podem causar doenças inflamatórias como diabetes ou sarcoide e neurodegenerativas doenças como Alzheimer.
Açafrão
A cúrcuma possui curcumina em sua composição com um poderoso efeito anti-inflamatório que ajuda a reduzir o desenvolvimento de doenças como artrite, diabetes, obesidade ou síndrome metabólica causadas por danos nas células inflamatórias.
Chocolate amargo
O chocolate amargo é rico em flavonóides, catequinas e epicatequinas, que possuem propriedades anti-inflamatórias, mantêm os vasos sanguíneos saudáveis e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame.
Para colher os benefícios anti-inflamatórios do chocolate amargo, o ideal é que ele contenha pelo menos 70 cacau em sua composição.
Veja também: