Defina sua profissão em 4 passos

Saiba agora como definir sua profissão.

Escolher uma carreira para ingressar no mercado de trabalho é sempre uma tarefa difícil, principalmente quando somos jovens e temos muitas dúvidas sobre quase tudo. E é justamente neste momento, em que tudo é absolutamente incerto, que temos que fazer essa escolha.
Escolher uma carreira é um desafio porque geralmente temos que fazer essa escolha sem conhecer a prática de nossa escolha. É o que acontece quando decidimos qual curso fazer no vestibular ou quando precisamos entrar no mercado de trabalho.

Há pessoas mais maduras que, apesar de terem concluído o ensino superior, ainda estão se descobrindo profissionalmente. Por mais que tentem se adaptar e entender as necessidades atuais, esses profissionais imaginam uma carreira e, sobretudo, uma remuneração que não faz parte da realidade do mercado de trabalho. Muitos desses profissionais acabam mudando de emprego e escolhendo outra profissão.

1- Identifique seus interesses

É importante saber o que chama sua atenção, quais são seus interesses. Por exemplo, você gosta de fazer cálculos, mas odeia ciência? Você prefere o contato com as pessoas ou isso consome sua energia?

2- Conheça suas habilidades


O que você faz bem e facilmente? Você é excelente em lógica e cálculos, mas não gosta de conversar com as pessoas? Ou vice-versa – você precisa de uma calculadora para tudo, mas consegue se orientar em todas as situações?

Suas habilidades o ajudarão a descobrir alguns empregos nos quais seria mais fácil trabalhar. Claro, ser bom em matemática não condena ninguém a passar a vida com matemática. A escolha é sua, mas a capacidade de fazer algo torna tudo mais fácil.

3- Faça um exame vocacional


Um exame profissional para determinar seus interesses profissionais é um bom começo. Isso permite que você feche o intervalo e se concentre em um número menor de opções para fazer uma boa escolha. Para saber mais sobre isso, leia nosso post O que é um exame profissional e o que ele pode fazer por você?

4- Pesquise sobre a profissão que se identifica

Quando a lista estiver completa, é hora de ir mais fundo. Descubra quais são as suas opções – que educação as pessoas têm neste campo, que cursos fazem, onde trabalham, que empregos têm.

Recommended For You

About the Author: Carol Sena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.