Hambúrguer de Grão de Bico

O hambúrguer de grão de bico é altamente nutritivo, delicioso e crocante e pode até ser feito com farinha sem glúten. Eles podem ser preparados a granel, congelados e depois servidos com pratos, saladas e petiscos!

Quando nos tornamos veganos, geralmente temos muita dificuldade em substituir o hambúrguer bovino, principalmente em nossa memória emocional. No entanto, é totalmente possível e factível encontrar opções veganas. E este hambúrguer de grão de bico prova isso.

Não pretendemos reproduzir o sabor da carne nesta receita. Nosso objetivo é criar uma receita simples, fácil, rápida e acessível que possa ser usada nas mais diversas formas e ocasiões.

Se você não é vegano, expanda seus horizontes e permita-se, novos sabores descobrir. Este hambúrguer vai te surpreender.

Se você já é vegano, use essa opção para você e seus amigos e familiares. Com pequenos ajustes plantamos sementes que mais tarde darão frutos.

Lista de Ingredientes do hambúrguer

1 xícara (chá) de grão de bico cru
2 colheres de azeite
3/4 xícara (chá) de cebola picada
3 dentes de alho picado
1/2 xícara de cebolinha e salsinha picadas
1 colher desidratada orégano
2 colheres de sopa de limão
1/2 colher de chá de páprica defumada ou quente
1/4 colher de chá de cominho
Sal a gosto
Aveia, arroz ou farinha de trigo (branco ou integral) para dar liga (eu costumo usar cerca de 1/2 4 xícara)

Modo de Preparo

Coloque o grão-de-bico cru em uma tigela, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.
Escorrer, lavar, colocar em uma panela de pressão e cobrir com dois dedos de água. Cozinhe por cerca de 10 minutos depois que a pressão aumentar ou até que os grãos estejam macios.
Escorra bem e coloque em um processador de alimentos ou liquidificador de alta potência. Use o botão de pulso para moer, mas deixe alguns pedaços. Transfira para uma tigela e reserve.


Em uma panela adicione o azeite e refogue a cebola picada e o alho picado até dourar. Adicione tudo à tigela junto com os outros temperos (cebolinha e salsa picadas, orégano seco, suco de limão, páprica defumada ou quente, cominho). Tempere com sal e misture bem.
Adicione a farinha de aveia, arroz ou trigo até obter uma massa maleável. Eu usei cerca de 1/4 xícara de aveia nesta receita.


Forme os hambúrgueres e coloque em uma assadeira antiaderente levemente untada. Regue os hambúrgueres com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante cerca de 20 minutos. Vire os hambúrgueres e asse por mais 10 minutos ou até dourar.
Para fritar, coloque os hambúrgueres padronizados no freezer por pelo menos meia hora para endurecer.
Frite em um fio de azeite até dourar. são laterais e evite se mover muito. Se preferir, coloque sobre papel toalha para secar o excesso de óleo.
Sirva a gosto. Pronto!

Recommended For You

About the Author: Carol Sena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.