Moqueca de Peixe

A moqueca (também chamada de poqueca) é um ensopado bem típico brasileiro que pode conter peixe, camarão, ovo ou frango. O resultado é um prato muito saboroso que você pode facilmente preparar em casa.

Uma boa moqueca de peixe perfuma a casa e chama a atenção à mesa. É um daqueles pratos que parece complicado mas é muito fácil de fazer em casa. Todos os ingredientes – bifes de robalo, cebola, tomate e pimentão – são colocados na frigideira de ferro coberta com leite de coco e azeite de dendê. Depois é só deixar cozinhar.

A moqueca de peixe é um prato típico brasileiro que agrada porque permite o uso de diversos ingredientes e ao mesmo tempo não é difícil de preparar.

Existe, em suma, a moqueca capixaba e a baiana. A Bahia, a mais conhecida, costuma não faltar leite de coco, pimentão, dendê e coentro. Os aromas são mais fortes, com cara de baiana. A moqueca do Espírito Santo é conhecida como um prato mais leve, geralmente feito com tomate e caldo de peixe.

Mas na verdade não tem regra! É possível se inspirar em receitas mais tradicionais e preparar a moqueca como preferir, com os ingredientes que você tem em casa ou que mais gosta.

Lista de Ingredientes da moqueca

4 fatias de robalo sem pele (cada aprox. 150 g)
2 tomates
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
1 cebola
1 dente de alho
1 pimenta dedo -de -moça
½ pimenta (opcional)
6 raminhos de coentro (folhas e talos)
200ml leite de coco (¾ xícara (chá))
¼ xícara (chá) óleo de palma
1 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
folhas de coentro a gosto Para servir

Modo de Preparo

Lave e seque os pimentos, tomates, malaguetas e coentros.
Divida os pimentos ao meio, retire as sementes e corte cada metade em quadrados de 3 cm. Corte os tomates em quartos, tire as sementes e corte ao meio cada quarto na diagonal. Descasque a cebola e corte em cubos de 2 cm.

Descasque e pique finamente o dente de alho. Fatie a pimenta malagueta. Corte os pimentões ao meio, raspe as sementes com a ponta de uma faca e pique as metades finamente. Dica: Para evitar acidentes com dedos quentes nos olhos, aplique óleo ou azeite de oliva nas mãos após cortar os pimentões – a substância responsável pela sensação de queimação, a capsaicina, é lipossolúvel. Em seguida, lave as mãos.


Emulsifique o leite de coco com o óleo de dendê e ½ colher de chá de sal no liquidificador por 1 minuto – isso deixa o caldo de moqueca aveludado e a gordura de palma e coco não se separa do líquido.
Depois do peixe Tempere com sal a gosto.


Aqueça uma panela média (ou frigideira alta) em fogo médio-alto. Regue com azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Adicione os pimentões e refogue por mais 3 minutos. Adicione o alho e a páprica e mexa 1 minuto para perfumar.

Reduza o lume, junte os coentros batidos com o azeite de dendê e o leite de coco. Adicione os tomates e misture bem. Usando uma pinça, coloque as fatias de peixe entre os legumes – isso submerge parcialmente o peixe no caldo para cozinhar.
Tape a panela e cozinhe por 15 minutos, ou até que o peixe esteja cozido, mas ainda úmido e os legumes estejam macios. Sirva com folhas de coentro e azeite de dendê.

Veja também:

Recommended For You

About the Author: Carol Sena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.