Pão de Queijo Vegano

O pão de queijo mineiro é uma paixão nacional e ninguém pode duvidar. A receita tradicional consiste em amido azedo ou doce, além de ovos, sal, óleo vegetal e queijo.

Existem várias variações desta receita e a que fiz é apenas uma delas. Este é muito simples, conveniente e requer poucos ingredientes, apenas amido ácido, purê de batatas, sal e óleo vegetal.

Não contém ingredientes de origem animal, portanto, é livre de colesterol e muito mais barato. É por isso que eu chamo de pão de queijo, pois não há queijo nele. Mas isso não o torna menos delicioso, sua textura é macia e elástica como o pão de queijo tradicional, por isso insisto em chamá-lo de pão de queijo.

É possível adicionar outros ingredientes para torná-lo mais picante, como ervas finas, mas isso é com você. Nutricionalmente, o pão de queijo tradicional é pobre em nutrientes porque contém apenas carboidratos e gorduras, mas esta receita é melhor do que o tradicional porque não tem colesterol, não é gorduroso, é de fácil digestão e contém as vitaminas A e C de a batata doce que usei. Para torná-lo mais nutritivo, adicionei um pouco de chia.

INGREDIENTES:
2 xícara. de amido azedo
1 xícara. Purê de Batata Doce (ou Purê de Batata Doce)
2 colheres de chá de sal
2 colheres de óleo vegetal

PROCESSAMENTO:
1- Descasque a batata-doce, corte em pedaços e cozinhe até ficar macia;*100008 *2- Em seguida, amasse bem até virar um purê. Meça uma xícara cheia de purê para usar nesta receita, use o resto em outra. Antes de começar a preparar o pão de queijo, ligue o forno para pré-aquecer a 180°C;
3- Em uma tigela grande, misture o purê de batata com a farinha, o sal e o óleo. Se quiser aumentar, pode usar chia ou até ervas finas (cebolinha e salsinha) como eu fiz.
4- Adicione água aos poucos e vá mexendo até a massa ficar homogênea. Quando começar a desgrudar do recipiente e for fácil de moldar, você não precisa mais de água;
5- Modele as bolinhas e coloque-as na forma, deixando um espaço entre elas, pois elas vão crescendo à medida que assam;
6- Coloque-os no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos ou até dourarem.

DICA: Quanto mais tempo estiverem no forno, por ex. por exemplo. 30 minutos, maior e mais oco você se torna. E quanto mais curto eles ficam, cerca de 20 minutos, menores e mais densos eles são. Portanto, ajuste o tempo do forno ao seu gosto.

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About the Author: Carol Sena

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