Saiba agora como ter uma vida saudável de uma vez por todas, confira 10 dicas

Viver uma vida mais saudável e longa é o objetivo de todos. É justamente por isso que pedimos ao endocrinologista Maurício Hirata, responsável pela boa forma de vários famosos, algumas dicas para manter uma boa qualidade de vida.

Exercite-se regularmente


Um estudo recente publicado na revista Diabetologia mostra que 150 minutos de exercício por semana reduzem em 26 a chance de desenvolver diabetes. Se conseguir um aumento para 300 minutos por semana, o risco cairá para 36. Meia hora de atividade por dia já traz grandes benefícios para a saúde, e o ideal é combinar atividades de levantamento de peso, exercícios aeróbicos ou até mesmo uma simples caminhada ou até mesmo a jardinagem traz vantagens.

Deixe seu prato colorido

Legumes e verduras devem ser os mais variados possíveis e as saladas devem sempre incluir tomate e cenoura, que são ricos em licopeno e betacaroteno, e brócolis, que também contém vários antioxidantes para prevenir tumores na próstata, intestino e mama.

Elimine o Açúcar


Vários estudos recentes debateram a possibilidade de que o açúcar e os carboidratos, principalmente os refinados, sejam os principais culpados por doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Esses estudos também mostram que a redução da ingestão de gordura na dieta por si só não é suficiente para reduzir o risco de doenças.
A principal preocupação seria o efeito inflamatório da glicose nas células do tecido vascular. Além disso, o açúcar elevado no sangue tem sido associado à osteoartrite, demência, cirrose hepática e cânceres como o pâncreas e o cólon. O ideal seria sentir o sabor natural dos alimentos e deixar doces e guloseimas para ocasiões especiais.

Aposte nas gorduras boas


Sabemos que a principal fonte de gorduras poliinsaturadas é o azeite, de preferência extra virgem, extraído a frio (para não desnaturar suas propriedades) e não filtrado. Procure sempre optar por óleos turvos, pois a filtração retira várias propriedades desse alimento, e consuma pelo menos meio litro por mês.

Quanto aos peixes, dê preferência ao peixe cru, importante fonte de ômega-3. A concentração desses ácidos graxos é muito maior em alimentos naturais do que em cápsulas, que muitas vezes têm óleo de soja e outros óleos desnecessários adicionados a eles.

Durma bem


Você sabia que a falta de sono aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes aos 40 anos? Porque a privação do sono ou a má qualidade do sono levam à liberação de hormônios do estresse em maiores quantidades, o que acaba promovendo ganho de peso e inquietação durante o dia. Para dormir melhor, siga algumas dicas: tente dormir e acordar sempre no mesmo horário;

Escureça completamente a sala e desligue todas as luzes e LEDs do ambiente, como rádios-relógios e monitores. Evite usar computador ou televisão no quarto, pois a luz emitida pela tela interfere na liberação de melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono. Não beba cafeína à noite e evite se exercitar durante esse período, pois as endorfinas são liberadas.

Regule seus Hormônios


Nos homens, a queda da testosterona leva à diminuição da libido, perda de massa muscular, aumento do tamanho da cintura, depressão, osteoporose e vários outros problemas que podem ser facilmente corrigidos com tratamento hormonal.

O quadro é semelhante para as mulheres, e a boa notícia é que um estudo foi apresentado na reunião anual da North American Menopause Society de 2016 afirmando que mulheres com mais de 65 anos podem e devem usar reposição hormonal feminina desde que não haja contraindicações. Isso é importante porque o conceito tradicional é que a terapia de reposição hormonal não faz sentido para mulheres mais velhas. A qualidade de vida desses pacientes em terapia de reposição hormonal melhora significativamente, tendo em vista que cada caso deve ser analisado individualmente.

Coma saudavelmente


Estima-se que no Brasil cerca de 48% da população esteja acima do peso. ou seja, quase metade da população adulta, 10 milhões dos quais são obesos. Se o Brasil mantiver esse ritmo, em 13 anos chegaremos aos EUA onde o índice é de 62.

O conceito de alimentação saudável mudou recentemente, antes se acreditava que era necessário eliminar todas as gorduras da dieta, hoje sabemos que é aconselhável comer as chamadas gorduras boas, carboidratos, especialmente os refinados. Reduza e coma muitas frutas e legumes.

Não se esqueça das frutas


Na maioria das revistas ou artigos na internet lemos que as frutas vermelhas fazem bem à saúde. O problema é que a maioria desses estudos foi realizada em países do hemisfério norte, onde o clima é mais frio e fazem parte da dieta normal da população. Aqui no Brasil, um país tropical, essas frutas são caras e geralmente não têm gosto de nada ou são muito ácidas.

Assim, podemos substituí-los facilmente por bananas, que melhoram o humor e o sono por causa do triptofano, jabuticaba, que é antioxidante e melhora a glicemia, castanha de caju e acerola, que são ricos em vitamina C, e uvas, que são acessíveis e contêm resveratrol, que previne doenças cardiovasculares.

Relaxe


Sabemos que na correria do dia a dia é difícil ficar longe do estresse, mas é necessário porque hoje ele é um fator de risco tão grande para o coração quanto o colesterol e também é responsável pelo ganho de peso. Com que frequência nos pegamos comendo errado por causa do estresse ou do medo?
Lidar com o estresse inclui mudanças no estilo de vida, como B. horários civilizados, atividade física e higiene do sono. Muitas vezes é necessário o uso de medicamentos para controlá-la.

Alguns pacientes me dizem que gostam de ficar estressados ​​porque isso melhora a produtividade, mas fazer muitas coisas não significa que você é eficiente. O estresse crônico faz com que nossos vasos sanguíneos se contraiam e liberem cortisona, o que aumenta o açúcar no sangue e diminui a imunidade.

Hidratar


O consumo de água deve ser em média de 2 litros por dia, levando em consideração as variações climáticas e a individualidade. Não temos que forçar ou reduzir a ingestão de água, o corpo sabe o que está errado por conta própria. Em um mundo ideal, a água deveria ser mineral, com pH mais alcalino e livre de gases para reduzir cálculos renais e distensão estomacal que podem levar ao refluxo gastroesofágico. Lembre-se de que beber duas ou mais bebidas açucaradas, como refrigerantes ou sucos açucarados, por dia, dobra o risco de diabetes.

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About the Author: Carol Sena

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