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Salada de Grão de bico

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A salada de grão de bico é uma sugestão para uma refeição leve, prática e saudável. Preparada na panela de pressão, a receita pode ser servida sozinha ou como acompanhamento de almoço ou jantar.

Prefira deixar o grão de bico de molho de um dia para o outro. O processo ajuda a reduzir o tempo de cozimento dos grãos e garante que eles cozinhem uniformemente. Isso também impede que os grãos liberem ácido fítico, que é responsável pelo desconforto abdominal e inchaço.

A pimenta passa pela panela para ficar mais doce e menos atrevida. Funcho, vinagre balsâmico, tomate e flocos de parmesão dão à salada de grão de bico uma vibe italiana. Uma opção fresca para qualquer almoço ou jantar.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de chá de grão-de-bico cozido
  • ½ xícara de chá de tomate picado
  • ¼ de xícara de chá de cebola picada
  • Salsinha a gosto
  • 1 colher de sopa de limão
  • ½ colher de chá de sal
  • Azeite

Cozimento do Grão de bico

Em uma tigela, mergulhe ½ xícara (chá) de grão de bico seco em 2 xícaras (chá) de água por pelo menos 8 horas (se preferir, deixe de molho na noite anterior ao preparo). Ao ferver, escorra a água e escolha um dos métodos:

  • Na panela de pressão: acrescente o feijão demolhado, cubra com 2 xícaras (chá) de água e cozinhe por 15 minutos, contando a partir do assobio do o pote. Lembre-se de abaixar o fogo quando a panela apitar e liberar toda a pressão antes de abrir a tampa.
  • Na panela tradicional: coloque o feijão demolhado, cubra com 1,5 litros de água e deixe cozinhar por cerca de 1h10 , contados após o cozimento.

Se você é um especialista em planejamento, pode usar grão de bico já cozido e congelado. Para descongelar, basta mergulhar em água fervente por alguns minutos.

Modo de Preparo

Lave, seque e corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos. Aproveite a outra metade em uma preparação diferente. Parta os tomates ao meio.

Coloque uma panela em fogo médio. Quando estiver quente, regue com um fio de azeite, adicione os pimentões, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até dourar. Reserve.

Coloque o grão de bico em uma peneira e transfira para uma tigela (a água pode ser usada para fazer um merengue vegano).

Adicione o pimentão dourado, os tomates picados, as sementes de erva-doce e misture delicadamente. Tempere com vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta. Sirva com as lascas de queijo parmesão (pode esfarelar se preferir) e folhas de manjericão a gosto.

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