Sisu 2022.2 abre mais de 65.000 vagas

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a segunda edição do SISU (Sistema de Seleção Unificada) 2022 terá início com as inscrições a partir desta terça-feira (28). De acordo com o ministério, atualmente estão sendo oferecidas 65.932 vagas para ingresso em 73 universidades públicas.

O prazo de inscrição para estudantes termina na próxima sexta-feira (1º de julho). às 23h59.

Inicialmente, mais de 2.000 cursos de graduação serão oferecidos em faculdades de todo o país.

O SiSU oferece vagas em instituições públicas de ensino para candidatos que participaram do Enem 2021 e não concluíram a redação. Os alunos que passaram no exame de formação de professores como instrutor não são elegíveis.

Ao se inscrever, os participantes podem escolher até duas opções de programas de bacharelado. Mudanças de carreira são possíveis durante o período de inscrição.

No momento da inscrição no SiSU 2022/2, os candidatos podem se inscrever pelo amplo processo seletivo (qualquer) ou pelas cotas, que são vagas reservadas para um público específico. As cotas do SiSU aplicam-se aos assinantes de acordo com a lei de cotas ou ação positiva de cada instituição.

Nota de Corte

A partir do segundo dia de cadastramento, o MEC liberará o acesso aos teores de corte dos SiSUs. Essas notas representam a nota mínima que o aluno deve ter para se candidatar à vaga.

Vale ressaltar que as notas variam a cada dia de inscrição, pois são calculadas com base na disponibilidade de vagas, número total de assinantes e modo de competição. Consultar no site do SiSU.

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais e estaduais e centros de tecnologia.

As oportunidades são oferecidas em ampla concorrência e cotas – alunos que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas com percentual Preto, Pardo e indígenas e de baixa renda. Algumas instituições têm seus próprios incentivos e/ou prêmios.

Lista de Espera

A lista de espera é repassada às instituições, que determinam as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que quem está na lista de espera deve acompanhar a seleção nas páginas das instituições de ensino que se inscreveram.

Recommended For You

About the Author: Carol Sena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.