Sopa de Grão de Bico

A sopa de grão de bico é uma receita de inverno do sul do país, uma das muitas variações de receitas de guisado e guisado trazidas para o Brasil por imigrantes portugueses, espanhóis e italianos. Pode ser enriquecido com carnes, embutidos e frios, transformando-o em uma refeição completa.

Grão-de-bico não é um ingrediente nativo brasileiro e, portanto, não é muito comum na culinária tradicional. No entanto, é usado em muitos pratos interessantes e comuns de outras culturas culinárias, como: B. Húmus e falafel que são típicos da culinária árabe.

Sopa de grão de bico é aquele tipo de comida deliciosa que deixa o coração quente e feliz!
As sopas são um conforto em dias de temperatura baixa, pois são quentes e nutritivas!
Existem alimentos que não são apenas deliciosos, mas também dão aquela sensação de conforto. Em dias frios, a sopa de grão-de-bico é a refeição ideal para se sentir bem! Acredite, ele tem tudo para liberar espaço na sua cozinha.

Lista de Ingredientes da sopa

2 latas de grão de bico cozido (aprox. 3 xícaras (chá))
2 tomates italianos maduros
1 cenoura
1 talo de aipo (aprox. ½ xícara (chá) picado)
½ cebola
1 dente de alho
1 litro de água
½ colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de páprica doce
1 folha de louro
200 g de salsicha inicial (cerca de 8 salsichas)
Azeitona azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Faça o preparo: passe o grão de bico por uma peneira e escorra bem a água; em uma tigela reserve 1 xícara (chá) do feijão para finalizar; Descasque a cebola e o alho e pique finamente; descasque e pique a cenoura; descarte as folhas e pique o talo de aipo; lave, seque, retire as sementes e pique os tomates.


Aqueça uma panela média em fogo médio-alto. Regue com 1 colher de sopa de azeite, adicione a cebola picada, a cenoura e o aipo. Tempere com 1 colher de chá de sal e refogue até murchar, cerca de 3 minutos.
Adicione o tomate e mexa bem, pressionando com a espátula até formar uma pasta. Adicione alho, cominho, páprica, louro e mexa apenas 1 minuto para perfumar.


Adicione 2 xícaras (chá) de grão de bico, despeje com 1 litro de água, misture e cozinhe em fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Enquanto isso, prepare os ingredientes para o acabamento.
Coloque uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Quando estiver quente, regue com um pouco de azeite, coloque as linguiças inteiras por cima e acrescente a xícara (chá) com o grão-de-bico reservado. Tempere com sal e pimenta e frite até dourar, mexendo ocasionalmente, cerca de 10 minutos.

Desligue o fogo, coloque as salsichas em uma tábua de corte e corte em fatias finas. Reserve o grão-de-bico dourado na panela.
Desligue o fogo depois que a sopa estiver cozida por 20 minutos. Descarte a folha de louro e despeje a sopa no copo do liquidificador. Bata até ficar homogêneo e cremoso. Cuidado: Segure a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor de infusão abra a tampa. Sirva com a linguiça fatiada e o grão de bico dourado.

Recommended For You

About the Author: Carol Sena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.